O Projeto


Grupo de Estudos e Vivências Online : "o que o Conto me conta ?"

"As Histórias nos colocam em contato com nossas imagens internas... significativas, com o poder do silêncio e do mistério... e isso nos alimenta e nos cura." Betty Mello

Queremos ouvir, contar, vivenciar, refletir e dialogar sobre as mensagens que as Histórias, Mitos, Contos nos trazem tendo como base teórica Textos de livros de Dra. Clarissa Pínkola Estés , Bruno Bettelhein , Marie- Louise Von Franz, Joseph Campbell  dentre  outros. E em seguida  ter um momento de expressão artística onde tudo o que foi lido, vivido, experimentado, refletido possa  ser“revelado” , assim teremos o registro , o “fruto” desse nosso trabalho.

Estamos planejando inicialmente 12 encontros que serão apresentados numa frequencia mensal.
A cada encontro teremos: um texto-tema diferente ( embasamento); uma atividade corporal integrativa diferente ( aquecimento); uma História,Conto, Mito  diferente a ser trabalhado pelo grupo; uma proposta de atividade artístico-artesanal  diferente a ser desenvolvida individualmente e enviada para nós para que possamos partilhar com o grupo; e uma atividade de harmonização ( fechamento).

Cada Encontro aborda um tema que "se encerra em si " (mas continua produzindo seus efeitos dentro de cada um) , mas que se relaciona com os demais , de forma complementar para que ao final possamos olhar para o que foi tratado e perceber uma UNIDADE .
Claro que por buscarmos um "fluir" de assunto em assunto , temos um fio condutor que corre entre os temas apresentados - "o fio da meada" - que tece os diferentes assuntos, exercícios, Histórias e Atividades Artísiticas num lindo e colorido "tapete" .

Cada Encontro será composto por  momentos especiais :

ENCONTRO:  começamos por um "aquecimento" com execícios integrativos onde corpo-mente/alma- espírito são convidados a atuar juntos.
Em seguida passamos ao estudo do texto - em vídeos apresento um apanhado do texto a ser estudado e que é disponibilizado no blog para que cada um possa ler, reler e colecionar . Assim abrimos espaço para a reflexão .
Em seguida apresentamos a História que será trabalhada e que também é disponibilizada no blog para que cada um possa ler , reler e colecionar .

ATIVIDADE ARTÍSTICA :  a proposta artística a ser desenvolvida é então apresentada e as indicações de como realizá-la , bem como os materiais a serem utilizados serão indicados.


**** Sugerimos que haja um "deixar dormir" , um momento de "metabolizar" o que foi tratado , para que num novo momento ( uma noite no meio é uma boa oportunidade para que os conteúdos mergulhem "fundo" na alma e sejam vivenciados com tempo) se retome o texto ( um resumo/resenha  seria uma boa pedida de sa fazer ) e a História.
Os exercícios  integrativos podem ser uma excelente preparo, também aqui.
Providenciados os materiais, e reservado o tempo para a realização da atividade artística, elas agora poderão acontecer...os frutos do trabalho virão, com certeza !

****  Anotem não apenas as perguntas, sugestões, comentários, acréscimos, reflexões, etc mas também as vivências, pensamentos, poemas, etc que brotarão dessa experiência e COMPARTILHEM conosco nos COMENTÁRIOS. Fotos e vídeos das produções artísticas deverão ser enviados POR E-MAIL para postarmos aqui e compartilharmos.

RE-ENCONTRO onde  iremos "juntar as pontas ", um arredondamento ( pois um fechamento seria possível ???) do assunto abordado . Como ? iremos postar as reflexões, comentários e contribuições dos participantes e sua produções artísticas ( esse material : textos, fotos, vídeos ) que deverão ser enviado para nós por e-mail para que possamos compartilhar aqui no blog ).

ENCERRAMENTO DO ENCONTRO : para isso proporemos uma atividade de harmonização para encerrarmos o Encontro e nos prepararmos para o próximo !


Essa proposta é bem diferente do nosso Curso de Formação e Aperfeiçoamento para Contadores de Histórias – cujas informações poderão ser obtidas acessando aqui : http://cursostecendohistorias.blogspot.com.br - mas uma proposta dirigida a  todos aqueles encontram nas Histórias, Contos , Mitos um desafio ou um alimento, uma resposta ou uma pergunta: "O que o Conto me Conta ?"

Nosso Contato : umpunhadodemagia@gmail.com